triangle
Blog

A importância do papel

O papel tem um papel imprescindível na indústria gráfica. É o principal componente do sistema de impressão, a matéria-prima para colocar as idéias em prática. Por isso, saber identificar os tipos de papel é a base para qualquer trabalho de impressão, seja digital ou analógico. Do desempenho das cores ao modo de distribuição, todas as variáveis do processo gráfico dependem do papel a ser utilizado.

Três características básicas diferenciam os tipos de papel: a gramatura (o peso), o formato e a cor. A gramatura varia normalmente de 50 a 350 gramas. Em geral, é ela que define os custos do impresso. Mas o formato também pesa na hora de estabelecer o preço. Quanto melhor aproveitado o espaço do papel, menor o custo e o desperdício. Já a cor determina para que o papel será usado. A textura molda o desempenho das cores na impressão. Quanto menos poroso, mais vivas ficam as cores.

Todas essas características podem indicar tipos melhores ou piores de papel para determinado impresso, mas o que importa mesmo na hora de escolher é a criatividade. O cliente tem a ideia e a gráfica propõe um papel, mas é a conversa entre ambos que vai definir o impresso final.